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Nestlé aposta na África com expansão da classe média


Sexta-feira, 2 de dezembro de 2011 - 09h21

Diante da expanso da classe mdia em pases africanos, a companhia sua de alimentos Nestl pretende expandir sua presena no continente, de acordo com reportagem do Wall Street Journal. A Nestl espera que, at 2020, 45% de sua receita com vendas sejam provenientes de mercados emergentes, ante os 30% atuais. E a frica parte importante desse crescimento. As vendas da Nestl no continente cresceram 6,4% no ano passado, para 3,3 bilhes de francos suos (US$3,6 bilhes), enquanto as vendas globais totalizaram 109,7 bilhes de francos suos, o que representa elevao de 2% em um ano. Esse crescimento vem sendo registrado principalmente com a ajuda de vendedores individuais, que levam os produtos da Nestl a pequenas lojas da frica do Sul, por exemplo, em vez dos grandes supermercados. De txi, eles chegam inclusive aos bairros mais pobres e perigosos das grandes cidades. A Nestl no a nica a investir na frica com uma estratgia singular. Outras companhias tambm se voltaram classe emergente da frica. A norte-americana Kraft Foods, por exemplo, est formando uma rede de vans para transportar os vendedores em municpios sul-africanos. J a Samsung Electronics lanou no Qunia e na Nigria telefones celulares que funcionam com a luz solar, j que a eletricidade mal distribuda em muitas regies. E a Coca-Cola utiliza 3,2 mil pontos de distribuio para entregar seus produtos a pequenas lojas de 15 pases africanos. O Banco de Desenvolvimento Africano estima que a classe mdia do continente - quem ganha de US$4 a US$20 por dia - vai alcanar 1,1 bilho de pessoas at 2060 e corresponder a 42% da populao da frica. O Fundo Monetrio Internacional (FMI) estima que o crescimento econmico da frica subsaariana atingir 5,25% neste ano e 5,75% no ano que vem, superando a mdia global de 4% ao ano. As informaes so da Dow Jones. Fonte: Agncia Estado. Por Filipe Domingues. 1 de dezembro de 2011.
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